20.9.10

Salto para o Futuro

Eu sou assistente técnico pedagógico e não trabalho em sala de aula. Estou atuando no NTE de Palmitos. Neste setor nós trabalhamos com o Salto para o Futuro e administramos cursos através dele. No momento estou com 3 turmas trabalhando o tema Agenda 21 e Educação para um Brasil Sustentável. Nestes cursos do salto a utilização de mídias, é muito intensa. Utilizo a TV, vídeo cassete, DVD, data show, computador.
O meu planejamento é baseado nos programas do salto que gravamos e que passa a fazer parte do nosso acervo. Assisto à fita, imprimo o boletim e nos dias do curso distribuo esse material.
São sempre 5 programas e começamos como um relato do que vamos assistir e um debate sobre os conteúdos. Para enriquecer ainda mais o curso, elaborei e formatei várias apresentações em power point que são mostradas e comentadas. Além disso selecionei vários filmes em VHS e DVD para serem apresentados durante o curso, com assuntos pertinentes ao tema do dia. Cada etapa é apresentado um programa do salto com o assunto do dia. Após apresentação do programa, os cursistas se reúnem em grupos e debatem entre si o que viram, para depois, em um segundo momento, discutirem no grande grupo as suas conclusões.
Neste curso em especial, trabalho com a sensibilização dos cursistas quanto aos problemas ambientais atuais, para tanto trabalhos com dados atuais e bibliografia atualizada a respeito, além do desenvolvimento sustentável e agenda 21. Tudo isso mostrado através de slides do Power Point.
Recentemente tivemos 2 turmas no tema Refletindo sobre a Linguagem do cinema, onde discutíamos a fala, som, imagem, roteiros dos filmes. O objetivo era mostrar aos cursistas que o filme não deve ser visto apenas pela história, mas sim no todo. A música às vezes fala mais do que palavras, bem com o silêncio.
Todos os cursos do salto são cativantes e instrutivos. O bom é que podemos dar a ele o formato que mais nos agrada. Não precisamos ficar bitolados em um formato. Todos os cursos são diferentes e em todos eles usamos todas as tecnologias que dispomos no NTE.
Quando eu era ACT utilizava muito a TV e o Vídeo na sala. Minhas aulas eram comentadas, ou seja, eu passava a fita e quando o assunto requeria minha intervenção, ou para comentar ou para mostrar aquilo que tínhamos visto na teoria, eu parava e fita fazia uma observação e debatíamos. Feito isso colocava a fita pra rodar novamente. Após o término, os alunos faziam suas observações no caderno.
Uma aula fica muito rica quando utilizamos a TV e o Vídeo. Mas precisamos ter claros os objetivos e o que queremos que nossos alunos aprendam. Portanto não adianta passar um filme que não se encaixa no conteúdo ministrado, porque dessa forma será apenas uma maneira de matar uma aula. O Vídeo sempre deve ser usado como complemento dos assuntos visto em sala de aula.