20.9.10

Computador

Módulo V
Computador

Com o passar do tempo, a tecnologia vem adentrando nossas casas e trabalhos, apresentando-nos um novo mundo, chamado virtual. Tal contato pode trazer-nos algo moderno, e novas personalidades. O mercado empresarial, sempre buscando soluções que diminuem seus custos e acelerem o processo de produção, comércio trabalhos de escritório, entre outros, começa a utilizar secretárias virtuais. O impacto da utilização da informática para conversas a distância e como meio de aprendizagem se faz sentir cada vez mais. O uso do computador como ferramenta de trabalho é uma realidade tão absoluta, que hoje não sabemos, e na maioria das vezes, não podemos fazer mais nada sem ele.
Outras mudanças devem ser notadas: antigamente, lá por volta dos anos 80, as crianças dedicavam mais tempo a brincadeira com amigos, família e atividades físicas. Hoje, as crianças estão mais envolvidas com os computadores e jogos para computadores, do que com todo o resto.
Já entre os adultos, notam-se alguns grupos distintos: Aqueles que se amedrontam, principalmente os de maior idade, demonstrando aversão à tecnologia, geralmente fugindo do contato com o computador; Outros que consideram os computadores como meros instrumentos de trabalho; E o terceiro grupo, que possui suas atitudes, seus trabalhos e seus relacionamentos com outras pessoas totalmente influenciados pela tecnologia.
O computador é uma ferramenta tecnológica que funciona através de programas que devem ser instalados na sua memória. Esses programas trabalham conjuntamente e se forma simultânea para nos dar o resultado esperado. Se surgir um problema, em 99,99% das vezes foi por causa de algo diferente que você fez. fato! O computador não se rebela sozinho. Algo acontece que propicia o seu surto, portanto preste sempre a maior atenção no que faz diante de um micro! Assim como ele não vai fazer nada sem um comando, ou seja o computador é “burro”, quem precisa ser inteligente é a “pecinha que está na frente do computador”, da mesma forma que ele não morde também.As configurações do computador, portanto são de extrema importância, uma vez que o mesmo não consegue desempenhar suas funções, se as suas configurações não estiverem de acordo. Os antivírus por exemplo, são casos clássicos. Ele consegue proteger o computador, mas deve estar corretamente configurado para tal. Outros programas podem modificar as suas configurações de acordo com a nossa vontade. Por exemplo os editores de texto. Mas para tanto é necessário conhecer. O computador já vem com grande parte das configurações instaladas, mas para obtermos um desempenho ótimo podemos alterá-las e melhorá-las. Configurações mal feitas podem acarretar diversos problemas . Desde lentidão, até não desligar.