22.3.07

Hipertexto

Hipertexto
Gilberto Nicolai

A questão da alfabetização e letramento na nova cultura digital são muito complexas. As inovações e a própria cultura digital estão vindo muito rápidos como se fosse um rolo compressor. Muitos professores não estão completamente preparados para isso e estão sendo atropelados. Mas muitos de nossos alunos não. Já frisei em outros trabalhos que a geração que está aí nasceu sob o signo das tecnologias e nossas crianças estão se alfabetizando através dos meios digitais, e isso não tem mais como parar. É um processo irreversível. O que nos resta é acompanhar, nos capacitar e usar ao máximo o que essas tecnologias oferecem e que tanto encantam nossos alunos. Essa geração que está aí, e muito mais as gerações que virão, serão totalmente alfabetizadas através da cultura digital. A escola tem a obrigação de se adaptarem a esse novo mundo..
Com relação ao hipertexto, que ao meu ver, é um recurso interessante e necessário na cultura digital, mas pode se tornar um instrumento onde se perde o norte, o rumo. Muito link nos leva àquilo que queremos, mas muito nos levam a outros assuntos e quando queremos retornar não achamos mais o ponto de partida. Por isso quando se trabalha a Internet na sala de aula é preciso ter muito claro os objetivos e as conclusões a que queremos chegar, e devemos deixar isso muito claro aos alunos, para que eles não se percam nesse universo de hipertexto e link.
A Internet está mudando tudo com relação à leitura e a escrita. Nossos alunos não querem mais escrever. Quando mandamos fazer um trabalho de pesquisa em casa, o que recebemos são folhas impressas na sua totalidade tiradas da Internet. Muita pouca pesquisa de fato foi feita e digitada. Os livros raramente são consultados. É comuns o CTRL C e CTRL V, e inclusive alguns alunos não se importam nem em arrumar o trabalho, deixando parágrafos com fontes diferentes (uma prova de que os movimentos de copiar e colar foi feito). Na WEB existe tanta informação disponibilizada que é muito fácil fazer pesquisa. Seria uma coisa realmente boa, se não facilitasse tanto ao aluno. As crianças precisam ler, precisam conhecer. É lendo que elas aprendem a escrever. Se a leitura não acontece como deveria, na hora de produzir um texto a criança vai ver muita dificuldade e teremos aqueles textos pobres em idéias e ricos em erros ortográficos. O que podemos fazer é ficar atentos na hora de corrigir um trabalho e exigir do aluno uma apresentação do trabalho feito, assim saberemos se o aluno somente copiou e colou, ou fez uma leitura de todos os link e hipertextos pesquisados.
O computador não será uma ameaça à leitura, mas devemos deixar claro aqui qual seria essa leitura. Uma leitura desinteressada não produz nada, mas uma leitura com objetivos claros, apresentação de relatórios, conclusão com certeza terá seu valor.
Outra questão muito importante é a autoria dos textos. Muito se copia da Internet, mas pouco se cita as fontes desses trabalhos. O hipertexto facilita isso porque ele nos leva cada vez mais longe e fundo em um assunto. Se Pega um pouco daqui, um pouco dali, e na maioria das vezes são textos de sites diferentes. Os alunos precisam saber que o texto que foi copiado foi alguém que fez, não foi o computador. E se eles estão reproduzindo deveriam no mínimo citar nas bibliografias a fonte de onde foi tirada. Mesmo porque outros alunos talvez se interessem pelo mesmo assunto. E como é muito fácil se perder nos hipertextos os endereços se perdem.