22.3.07

Rádio

RÁDIO

O rádio é uma das grandes invenções de genialidade humana. Foi e é muito útil, serviu a grandes propósitos e será eterno. Para saber o que os colegas pensam sobre isso, fiz uma enquete com 21 colegas professores, para saber o que pensam desse tema. Os resultados abaixo.
Perguntados com que freqüência habitualmente ouço rádio (57%) responderam que diariamente, (24%) de vez em quando e apenas (19%) raramente. Esse resultado mostra que independente dos avanços tecnológicos o rádio continua sendo um companheiro, e presente nos lares. A próxima pergunta pedia: Quando ouço rádio, eu... (80%) responderam que tenta ouvi-lo enquanto faço outra coisa e (20%) ligam o rádio e deixam tocar sem prestar atenção.
A terceira pergunta era: quando ouço rádio em que estou interessado? (75%) responderam que buscam informação e (20%) diversão, o que reforça a pergunta anterior onde a maioria liga o rádio em busca de alguma coisa não somente deixar ele ligado.
A pergunta número 4 era: Em minha escola, existem oportunidades para se ouvir o rádio? (10%) responderam que sempre, (33%) eventualmente e (57%) raramente ou nunca. Nesta questão vemos que a escola não reflete a nossa casa. Nas perguntas anteriores percebe-se que o entrevistado está falando da sua casa e nesta pergunta o ambiente é o escolar. Na escola não sobra tempo para os professores escutarem rádio e raramente existe um rádio na escola.
A pergunta 5 pedia: Dentro de um projeto pedagógico, na minha opinião, o rádio pode ajudar.... (57%) responderam que pode ajudar muito e (43%) um pouco e complementado, a pergunta 6 pedia: o rádio pode ser utilizado como instrumento pedagógico multidisciplinar? (81%) responderam que sim e (19%) responderam que um pouco. É interessante observar que a grande maioria dos entrevistados disse que o rádio pode ajudar como instrumento pedagógico mas não é isso que se vê nas escolas. Percebe-se aqui que os professores tem um pensamento mas a prática é diferente.
Acrescentando uma última pergunta, pedimos: você acha que o rádio.... (43%) responderam que é um instrumento de informação indispensável, (14%) disseram que é um instrumento de informação dispensável, uma vez que existem outros meios de informação, e (43%) disseram que o rádio nunca vai perder o seu charme.
O que se conclui disso? Como já frisei anteriormente, as pessoas tem o hábito de escutar rádio, gostam do rádio, inclusive acham que o rádio é um ótimo instrumento pedagógico e que poderia ser utilizado em sala de aula inclusive como instrumento pedagógico multidisciplinar. Mas a prática não demonstra isso, mesmo porque a grande maioria respondeu que raramente ouve rádio na escola.
Talvez um trabalho na escola possa reverter isso. Elaboração de projetos onde se inclui o rádio como instrumento pedagógico poderiam ser elaborados.Eu lembro que antigamente nas aulas de artes ou português, fazíamos o que chamávamos de aulas artísticas, teatros encenando estações de rádio, com músicas, notícias, locuções, enfim uma comédia, tudo inventado e elaborado por nós. Isso poderia ser resgat

3 Comments:

At 23/3/07 01:29, Blogger Iris said...

Olá, Gilberto

Interessante esta enquete. O que te motivou a fazê-la? Por que estás interessado no uso do rádio como recurso pedagógico?
Abra@os, Iris

 
At 23/3/07 13:21, Blogger Gilberto Nicolai said...

Olá Professora Iris
Essa enquete foi um trabalho que fiz com os professores para saber deles como vêem o rádio como instrumento padagógico, se utilizam ou não. Faz parte do curso de Mídia na Educação que estou fazendo também.
Abraço
Gilberto

 
At 20/3/09 18:42, Blogger Rafael Gama said...

Olá Gilberto, faço o mesmo curso que você e também fiz esta enquete. Estava aqui, pesquisando links para a segunda atividade do módulo quando vi que seu blog era uma das opções. Que grata surpresa!
Abraços e bom curso caro colega!

 

Postar um comentário

<< Home