20.9.10

Reflexão: TV na Escola

Reflexão TV na escola

Já colocamos aqui várias vezes que a TV pode e deve ser um instrumento pedagógico, mas que ela deve ser usada com critérios e com objetivos claros para que não se torne apenas uma aula diferente. Mas quais seriam esses objetivos? Com certeza fazer o aluno ver coisas que oralmente não conseguimos fazê-lo entender, por exemplo na minha área biologia, uma célula, ou o sistema digestivo e assim por diante. Mas a TV pode também ser um momento de entretenimento, porque não? Ela pode ser usada para desafogar nossas aulas passando um filme, um documentário, que a primeira vista não estaria relacionada com o conteúdo, mas que pode trazer uma lição para nossos alunos. Este também é um dos objetivos da TV e do vídeo na sala de aula. Outra questão é que a TV e o vídeo não precisam necessariamente ser utilizada apenas para mostrar coisas já prontas, mas poderia ser utilizada para mostrar produções dos próprios alunos. Evidente que muitas escolas não possuem uma filmadora, mas muitas possuem. Esse instrumento não está na escola apenas para filmar os eventos de final de ano, ou datas comemorativas nas escolas, mas podem ser usada pelos alunos em produções próprias e depois serem vistas pelos alunos na sala. Uma visita ao laboratório, o intervalo, entrevistas, saídas a campo, a própria aula. Crianças principalmente, gostam muito de aparecer em vídeos e fotos. Já a maioria dos adultos foge quando aparece alguém filmando. Devemos explorar essa inocência e dinamismo a nosso favor e deles próprios. Usando tecnologias disponíveis na escola, principalmente a TV como um instrumento a nosso favor.
Já a questão do que ver, como ver, onde ver TV é muito complicado. Podem os professores ditar para os alunos isso? Qual é o horário e o local onde os alunos mais assistem TV? A resposta é nas suas casas. O que podem os professores fazer nesse sentido, se muito alunos possuem TV nos seus quartos sem nenhum controle de seus pais? Nós professores podemos responder pelo que fazemos na escola, em nossa sala de aula, e nessas horas aconselharemos o máximo e usaremos a TV e o vídeo com a máxima cautela, a fim de instruir os alunos. Mas a TV e seus canais são de fácil acesso e são formados de opinião, mesmo que em muitas vezes as opiniões que elas pretendem formar, não sejam exatamente o que se espera dela. Esses são novos tempos, as coisas estão acontecendo muito rapidamente, nossas crianças e jovens estão sendo inundados de informações, que vem de todos os lados, como filtrar? Fica a pergunta.....