22.3.07

Escolas e Mídias

O que eu vejo no meio dia-a-dia é que as escolas não estão preparadas para o uso das mídias, ou melhor dizendo, as escolas estão (algumas), quem não está preparado é o professor, ou porque não sabe que existem, ou não se interessa em aplicar os recursos em sala de aula. Já tive o desprazer de ver TV, Vídeo e decodificador da antena digital, na secretaria e desligado. O TV escola e o Salto para o Futuro são excelentes instrumentos para serem utilizados na sala, mas a maioria dos professores não utiliza, e alguns nem sabem que existe, e os gestores também não divulgam. Mas é claro que isso não é generalizado. Muitas escolas utilizam as mídias, e utilizam muito bem. Mas então, porque algumas usam e outras não? Talvez falta de incentivo por parte dos gestores. Ou talvez falta de material na escola (um acervo de filmes na escola por exemplo).
Esse é com certeza um dos fatores principais na escola que podem colaborar para a preparação dos professores para o uso das mídias. Escolas que tem antenas digitais, ou antenas parabólicas e que possuam o hábito de gravar, pelo menos alguns programas, ou conseguir filmes e documentários de outras formas, com certeza estarão incentivando os professores na utilização da TV e do Vídeo na sala de aula. O simples fato de a escola possuir uma videoteca, já é um incentivo. Mas as escolas, exceção a regra, sempre dizem que não tem nenhum funcionário para se dedicar a tarefa de gravação de fitas. As escolas tem acesso a toda a programação, cabe ao professor da disciplina se organizar e realizar a tarefa que lhe interessa, e dessa forma, se familiarizando com as tecnologias. O professor precisa sim, conhecer as especificidades e a operação de cada uma, senão como lidar com elas? Já vi professor tentar tirar uma fita do vídeo com faca.(parece brincadeira mas não é), o professor precisa conhecer o funcionamento dos instrumentos para lidar com eles. Precisa saber as conexões. É o mínimo que se exige deles. Não podemos admitir nos dias de hoje, o professor só saber colocar uma fita de vídeo ou um dvd no aparelho, sem saber as conexões. Neste contexto, cabe aos gestores a divulgação e o incentivo das mídias existentes na escola, e, é claro, permitir que os professores utilizem essas mídias. Já vi gestores reclamarem do professor pelo fato de ele estar utilizando muito a TV o vídeo ou o DVD. O medo é que os instrumentos sejam danificados, e como se sabe, as escolas não tem dinheiro para esse tipo de gasto.

1 Comments:

At 29/9/11 15:32, Blogger Unknown said...

Olá Gilberto, fico muito feliz em saber que você faz parte desse grupo que luta pela melhoria da educação.Como sabemos as mídias fazem parte de nossas vidas, então precisamos acompanhar seus avanços.
Abraços!!

 

Postar um comentário

<< Home