22.3.07

Artigo avanços da tecnologia

Tarefa 2 – GILBERTO NICOLAI
Hoje nós nos perguntamos e ficamos impressionados ao mesmo tempo quando imaginamos como nossos avós e pais faziam sem um telefone, sem energia elétrica, sem sinal de televisão, sem liquidificador, sem internet (...). Da mesma forma que nossos filhos e netos ficarão impressionados com as tecnologias que utilizamos hoje. Impressionados porque não vão entender como nós conseguíamos viver com nossas tecnologias.
O avanço das tecnologias fica muito claro quando assistimos filmes de ficção científica dos anos 60 e 70, o que para nós parece hoje absolutamente obsoleto, para a época era o mais moderno em questão tecnológica. O avanço das tecnologias é estonteante e acontece de forma tão rápida que não conseguimos acompanhar a sua evolução. Novos equipamentos, novas máquinas, novos programas, novas mídias, surgem na nossa frente a todo momento. Tecnologias essas que, na maioria das vezes não tomamos conhecimento, porque grandes partes não nos são acessíveis.
Nosso dia a dia é repleto de tecnologias. Nós acordamos ao som de um despertador ou de um rádio relógio. Tomamos banho (eletricidade, usinas, tratamento de água, encanamento, shampoo, sabonete). Saímos de casa entramos em nosso carro. No trânsito inúmeras placas e sinais nos orientam. No trabalho temos o computador a nossa disposição para agilizar nosso trabalho e percorrer o mundo através da internet. Nós hoje vivemos em função das tecnologias criadas para nos dar comodidade e para facilitar nossa vida, mas que nos tornaram reféns delas. É muito difícil hoje fazermos alguma coisa sem o auxílio de uma tecnologia.
As notícias nos chegam se forma tão rápida e instantânea que na maioria das vezes não damos mais importância a elas.
O computador, além de ser ótimo para entretenimento é altamente educacional, porque podemos acessar conteúdos educacionais que anteriormente ocupariam enormes espaços em prateleiras, na nossa casa ou na biblioteca. O CD ROOM é um avanço sem precedentes.
Diante de tudo isso fica difícil escolhermos o que é bom e o que é supérfluo. Nossas mentes consumistas gostariam de ter todas as comodidades que as tecnologias nos oferecem, mas isso nem sempre é possível, pelo fato delas serem muito dinâmicas e por questões financeiras.
As mídias nos oferecem muita informação, que precisamos ter o discernimento para selecioná-las, filtrá-las, e isso se aplica em grande parte à sala de aula. Nossos alunos hoje nascerem sob o signo da tecnologia, e o que para nós ainda pode ser considerado inovação e de difícil entendimento, para eles é algo natural e que pode ser acessado a qualquer momento. Neste momento vale a total compreensão das mídias e o correto aconselhamento por parte do professor. Mas para aconselhar é preciso conhecer.
Em suma, os avanços das tecnologias e mídias aconteceram de forma tão rápida e com tal intensidade que fica difícil acompanhar as suas inovações. O que temos certeza é que elas vieram e melhoraram nossas vidas, tornando-as menos complicadas.