22.3.07

Internet

A Internet é um avanço tecnológico dos mais impressionantes. Hoje a história da humanidade pode ser separada em antes das Internet e depois da internet. Ela serviu e serve para os mais variados fins, e dentre eles educacionais.
A Internet, aliada a outras tecnologias, pode ser usada na sala de aula e fora dela, como um instrumento de aprendizagem. Podemos utilizá-la, para fazer nossos alunos realizaram tarefas de pesquisa e postagem, na escola e em casa.
Para que isso aconteça é necessário em primeiro lugar, preparar nossos professores para as mudanças que estão por vir. Os professores precisam ver as novas tecnologias como instrumentos educacionais, e não apenas como instrumentos que auxiliam o seu trabalho na sala de aula. A Internet, o computador, a TV, o vídeo, podem e devem ser utilizados na aprendizagem, mas devem ser utilizados objetivando o aprendizado do aluno em tecnologias. Está cada vez mais obsoleto, o professor passar um filme no vídeo, e depois continuar suas aulas de forma tradicional, da mesma forma que levar seus alunos até a sala informatizada sem que se tenha um objetivo bem claro do que fazer como os alunos lá.
Para tanto, é necessário em primeiro lugar o professor conhecer as tecnologias e o que elas tem a oferecer.
A prática pedagógica é necessária, onde o professor poderá conciliar o conhecimento técnico com o pedagógico, fazendo os alunos realizarem trabalhos com um fim determinado, e com objetivos bem claros, e ao final da atividade os alunos adquiram o conhecimento da disciplina bem como da tecnologias e dos meios que ele utilizou para atingir o objetivo proposto pelo professor.
Mas para tanto é necessário que a escola e principalmente os professores se organizem para essa nova tarefa. Não é regra, mas o que vemos é que muitos professores hoje não estão preparados para isso. Muitos dos nossos professores não tem tempo ou talvez dinheiro para comprar um computador e fazer suas aulas através dele. Para que possamos usufruir de todos os benefícios que tecnologia oferece, precisamos em primeiro lugar capacitar nossos professores.
Então, em primeiro lugar devemos capacitar os professores e fazer com que o uso do computador como instrumento pedagógico vire uma rotina na escola, e não apenas uma aula diferente, feita de vez em quando. Só dessa maneira teremos continuidade e o computador será transformado em um instrumento pedagógico.