14.11.06

Para que? Por que?

Para que? Porque?

O problema de grade curricular sempre existiu e não é uma coisa fácil de se resolver. O ideal seria o aluno fazer somente aquilo pelo qual ele tem afinidade. Mas será que nosso aluno tem discernimento suficiente para escolherem o que querem? Eu me lembro muito bem quando entrei na 5ª serie do ensino fundamental, quando pela primeira vez me deparei com assunto “astronomia”. O sol, planetas, lua etc... eu fiquei simplesmente fascinado com aquilo, estudar era prazeroso e eu me saia muito bem nos exames. Daquela época em diante decidi que seria astrônomo. Depois isso passou. Passou talvez porque, aquele assunto não teve continuidade para mim, eu precisei ver outras disciplinas que não me chamava muita a atenção e que até hoje possuo uma resistência muito grande (física e matemática). Então nós nos perguntamos, está correto este sistema, onde as disciplinas nos são impostas pelo sistema? É correto um grupo de pessoas decidirem o que é melhor ou não? É correto a escola se preocupar somente em preparar o aluno para o vestibular? É correto todas as disciplinas ministradas terem como objetivo preparar o aluno para o vestibular? E as vontades próprias do aluno? Tenho outra experiência de aconteceu comigo na 8ª serie do ensino fundamental. Minha professora de ciências me deixava ir junto com ela ao laboratório e ficar lá o dia inteiro, mexendo, olhando no microscópio, olhando as coleções, explicando. Era o máximo. Foi aí que descobri minha vocação, e hoje sou formado em biologia. Então, meus exemplos de vida mostram que a astronomia apareceu na minha vida pela grade curricular, mas não teve seguimento. Já a biologia apareceu extraclasse, em atividades que não tinham a ver como a sala e com a grade, e foi isso que segui.
Mas precisamos falar de outra coisa aqui. Muito se fala que o professor precisa ser criativo na suas aulas, fazê-la diferente, inovadora. Mas isso é muito complicado em um colégio. Você ser inovador e diferente desperta o ciúme e a inveja, já tive exemplo assim também. Não é fácil. Nossa classe não é muito unida e qualquer coisa diferente que se tente fazer, algumas vezes não se consegue apoio.Então o que fazer? Como solucionar essa equação? Confesso que não tenho as respostas para isso. Eu enquanto professor procuro fazer coisas diferentes e inovadoras, como uma vez em que levei meus alunos para Curitiba em uma excursão (claro que despertou inveja, e olha que eu era ACT), mas nós precisamos seguir a grade. Os conteúdos precisam ser ministrados, as notas precisam ser mostradas, o boletim precisa ser emitido.