22.3.07

Refletindo sobre mudanças

Refletindo sobre mudança

GILBERTO NICOLAI
Os dois pontos de vista publicados aqui são no mínimo divergentes quando falam da utilidade principalmente do computador. É muito complicado avaliarmos o bem ou o mal que o computador faz na cabeça de uma criança, tudo depende do seu uso e da forma como o conhecimento foi repassado ao aluno. O certo é que nos dias de hoje não podemos e não devemos excluir os alunos do mundo digital. O conhecimento dessa área, já nos dias de hoje é fundamental para o mercado de trabalho. É um requisito básico domínio de informática, e como muitos dos nossos alunos não tem acesso a um computador e a Internet a escola deverá fazer esse serviço da melhor forma possível. Mostrando, esclarecendo, aconselhando, ensinando.
Já a televisão devemos olhar para ela da mesma forma. Foi sem dúvida uma revolução enorme o surgimento dessa tecnologia, para instruir, como passatempo e ou para nos ocupar com alguma coisa.
A televisão é um excelente instrumento didático, quando bem utilizado. Podemos demonstrar através dela imagens que oralmente não seriam impossíveis de visualizar. Podemos utilizá-la em sala de aula, na demonstração de filmes onde podemos explorar todas as linguagens do cinema, a luz, o som, o enredo, e trabalhar com essas percepções, fazer os alunos observarem algo mais além da história, e colocá-los em outros mundos, pelo menos por alguns instantes.
Resumindo, todas as tecnologias são bem vindas na educação, quando bem utilizadas e bem instruídas. As tecnologias atualizam nossos alunos e os preparam para o futuro e para o mercado de trabalho.