14.11.06

Perguntas inteligentes, o que é isso?

Perguntas inteligentes? O que é isso

O nosso sistema de ensino sempre foi com o professor sabe tudo e o aluno ouvinte. O professor se posta a frente dos alunos e descarrega a disciplina, faz a prova e determina uma nota, baseada nessa prova. E o acúmulo das notas somadas e divididas, vai determinar se o aluno está apto para progredir de ano. Sempre foi assim. Como mudar isso para um método Piaget? Como fazer com que nossos alunos se tornem questionadores e busquem as informações que precisam ou que tenham curiosidade? É complicado. Nosso sistema nos acostumou assim, e nossos alunos, com raras exceções querem que seja assim. Estive falando essa semana com uma professora de física que me contou que tempos atrás ela fazia feira de física, com experimentos e invenções feitas pelos alunos com material reciclável, e era impressionante como eles eram criativos. Me contou ela que tentou fazer isso esse ano novamente, mas os alunos estavam totalmente apáticos e sem interesse, e que não se interessaram. A pergunta que fica agora é? A culpa é do professor?
Em primeiro lugar se queremos adotar o método Piaget de ensino, é necessário uma reformulação da grade, (o que colocamos no texto para que? Por que?). O aluno precisa se interessar pelo assunto. Se me dessem essa oportunidade quando estava na 5ª serie do ensino fundamental, talvez hoje seria um astrônomo. Neste contexto voltamos novamente ao texto da grade curricular. O aluno precisa gostar do conteúdo, daquilo que estamos propondo. É comum vermos isso na sala. O aluno vai bem nas disciplinas que sente afinidade, e normalmente vai mal naquilo que não lhe interessa.Essa transição é complicada, demanda tempo, paciência, persistência e principalmente fazer os alunos entenderem o que se pretende com isso. Nossos alunos hoje, digo novamente exceção a regra, não estão muito dispostos a estudar. Talvez seja um reflexo desse sistema, onde ele fica sentado a aula toda ouvindo o professor (o que também não é totalmente a verdade, porque não existe professor hoje que não abra discussão), mas se déssemos a oportunidade dele escolher e ir atrás daquilo que realmente interessa a ele, as coisas melhorariam. Mas também não podemos dar essas liberdade total, porque precisamos de disciplinas para a vida (português, matemática etc) porque ela nos cobra i