22.3.07

Criação de um roteiro

Atividade 1
Criação de um roteiro
Gilberto Nicolai
FILME – PAISAGEM LOCAL

Neste projeto, que poderá ser efetuado por séries do ensino fundamental (a partir do 5º ano até o 3º do ensino médio), será produzido um vídeo (em estilo documentário) sobre o lugar onde vivem, que poderá, após feito, ser exibido para a comunidade escolar. Neste vídeo serão mostrados os aspectos culturais, ambientais, históricos, da cidade. Dessa forma aprenderão alguma coisa acerca da cidade ou do bairro onde vivem, bem como da utilização de tecnologias como o vídeo e a filmadora. No entanto para fazer um filme é necessário traçar os objetivos do programa, definir o que e como será filmado e decidir coletivamente as etapas do trabalho. Outro aspecto importante é o que, ao registrar as características de um lugar, temos o poder de decidir o que será mostrado.

O que será registrado no documentário
Para responder essa pergunta faz-se necessário que o grupo se reúna e aponte aquilo que mais lhe interessa. O lixo, a água poluída, o esgoto, a praça pública, prédios históricos, a história da cidade ou do bairro, personagens importantes que fazem parte desta comunidade. Toda discussão acerca das relevâncias do que registrar culminará na definição de alguns aspectos fundamentais para a produção do vídeo: o quê e porquê será registrado, ou seja a idéia central do documentário chamada de argumento. Para tanto todas as imagens que serão utilizadas deverão ter um objetivo, e não simplesmente filmadas. Tudo que será filmado deve fazer parte dos objetivos propostos anteriormente pelo grupo, que depois de amarrados na edição contarão a história.


Elaboração do roteiro de vídeo
A clareza que temos com relação ao resultado final do vídeo nos permite definir com maior precisão o que será filmado. Quais os aspectos de cada lugar que devemos ressaltar? Mostraremos detalhes da arquitetura? Teremos pessoas dando seu depoimento? Haverá um narrador? Quais aspectos ambientais mostraremos? Como vamos tratar a questão da poluição do rio?. Estas são algumas das decisões que os alunos precisarão tomar de forma coletiva. Aqui, e fundamental que discutam suas idéias e escrevam sobre elas.
Para isso, é necessário conhecer a estrutura de um roteiro e analisá-la em função de uma produção que será finalizada.
Na Produção do roteiro, os alunos deverão considerar:
A seleção dos temas que serão mencionados:
A organização de uma seqüência provisória de cenas;
A antecipação das possíveis soluções para questões como a parte sonora que as acompanha, se há texto e/ou trilha sonora ou preserva os sons característicos do lugar
A descrição das possíveis imagens que acompanharão a parte sonora (ou vice versa, dos , dos sons que acompanharão as imagens.)

Realização das Filmagens
Com a câmera na mão e o roteiro pronto, é preciso tomar algumas decisões importantes:
Quem fará as filmagens?
Trabalhará sozinho ou em grupo?
Qual a função que cada aluno poderá assumir no projeto.
Na produção de um filme, é fundamental trabalhar de forma coletiva, sendo que cada pessoa se encarrega de uma tarefa específica

Produção do Filme
Com o material coletado, é preciso avaliar cena por cena e verificar aquelas que melhor comunicam as intenções do filme, o que está faltando ou ainda precisa ser melhorado, ver e rever as imagens captadas e selecioná-las a partir do que querem comunicar