14.11.06

Qual a Questão?

Qual a questão?
Eu concordo plenamente com o texto. Seria o ideal do ideal. Mas como colocar isso em prática? O texto, nas suas entrelinhas, culpa o professor. Mas é somente ele que é culpado? Como trabalhar a interdisciplinaridade em uma sala de aula se o professor precisa dar conta do conteúdo? Essas mudanças precisam vir de cima. O professor precisa fazer a sua parte, mas precisa também ser incentivado para isso. O professor neste caso seria o aluno, aluno esse que iria buscar e estudar novas formas de conduzir a sua aula.
Veja bem, não sou contra o modelo Piaget, ao contrário acho ele muito interessante, porque realmente nossos alunos não estão mais preocupados em pensar. Eles estão desmotivados. O que é próprio da adolescência (cansaço, desânimo... isso tem explicação biológica). O problema é que nosso adolescente tem fora da escola muito mais motivação (Internet, TV, DVD, jogos eletrônicos). Como então conciliar isso? Utilização da sala informatizada seria uma solução. É impressionante como os olhos dos alunos brilham quando falamos que vamos ter uma aula na sala informatizada. Utilização da TV e do DVD na sala, passando filmes e documentários. Trabalhar com produções dos próprios alunos (filmagens, fotografias). Esses são novos tempos e nossos alunos nasceram sob o signo da tecnologia, e a escola não está acompanhando isso. Tudo que trata de tecnologia desperta o interesse dos alunos. A escola precisa se atualizar, e seu professor também. As tecnologias estão aí, e nós temos que dar conta delas.

5 Comments:

At 16/11/06 23:03, Blogger Sirlei said...

É isso mesmo Gilberto, só que a inveja das mudanças de outros na verdade eu penso que é o medo de ter também que mudar e mudar é sempre difícil. Romper com o que já está com raízes acaba gerando críticas como defesa para não ter que repensar nossas práticas.

 
At 18/11/06 01:46, Blogger Iris said...

Olá, Gilberto

Interessantes as tuas ponderações, mas será que as mudanças precisam vir de cima? Ao invés de pensarmos hierarquicamente (de cima ou de baixo) poderíamos considerar que o mais importantes seria virem de dentro? Virem das nossas convicções de que algo precisa ser feito, mudado? E a explicação biológica para o cansaço e o desânimo dos adolescentes para onde vai na hora da balada, de surfar, de encontrar a turma, de viajar? Não te parece que esta explicação é um consolo?
Abra@os, Iris

 
At 18/11/06 21:53, Blogger Gilberto Nicolai said...

Professora Iris . Eu deixo claro no texto que o professor precisa fazer a sua parte, mas essa mudança não depende apenas do professor. Não podemos jogar na pessoa do professor toda a carga pra se mudar alguma coisa na sala de aula.O sistema precisa ser mudado. Como mudar alguma coisa que já está enraizada na cultura? O professor precisa ser treinado, capacitado, novos valores precisam ser incutidos. E isso precisa vir de cima. Eu sozinho não posso querer mudar a forma de dar uma aula, se a escola como um todo também não aplica o mesmo sistema. Quanto ao desânimo dos jovens, tem explicação biológica sim, não adianta querer tapar o sol com a peneira. Eu coloquei no texto que os jovens de hoje tem muito mais motivação fora da sala de aula porque eles tem muito mais opções (baladas, surf, video games etc)e eu coloco também que as tecnologias seriam uma nova motivação na sala de aula. Como eu digo, esses jovens de hoje nascerem sob o signo da tecnologia, é disso que eles gostam e é nisso que devemos nos concentrar.

 
At 23/11/06 16:36, Blogger Márcia Cristina said...

OI Gilberto, também acredito que os alunos estão desmotivados em sala de aula, alias tem vários professores também desmotivados, dando aula somente pelo salário final de mês, isto é um discurso de vários professores que conheço. Então muitas vezes acabam passando isto para os alunos, que é claro o mundo exterior ao da escola está mais atrativo sim. Enquanto a usar as mídias nas aulas, acho importante, trabalho numa sala informatizada e vejo como eles gostam, como acrescenta na sua educação.
È preciso incarar o novo sim, romper os paradigmas.

 
At 16/12/06 02:32, Blogger Iris said...

Olá, Gilberto

Por que não colocas aqui no blog como estás te sentindo? Li nos comentários do blog do Francisco que estás confuso e achando que sempre pedimos mais alguma coisa.
Acreditas que teu projeto está finalizado em todos os sentidos?
Há algo que solicitamos e que não tenhas entendido? Já participaste do fórum sobre interações e intervenções, no eproinfo? Abra@os, Iris

 

Postar um comentário

<< Home