20.9.10

Como o uso apropriado/inapropriado da internet pode afetar a educação?

Como o uso apropriado/inapropriado da Internet pode afetar a educação?

Como toda a tecnologia a Internet tem os seus benefícios mas também seus malefícios. O uso da Internet na educação ao meu ver veio só acrescentar. Facilitou a pesquisa, estimulou a leitura, e ao mesmo tempo está inserindo os alunos na era da informática e na pesquisa digital.
A questão é como usar apropriadamente essa nova tecnologia em nossas escolas, onde não existem pessoas totalmente capacitadas para esse fim. Ensinar utilizando a Internet exige uma forte dose de atenção do professor. Diante de tantas possibilidades de busca, a própria navegação se torna mais sedutora do que o necessário trabalho de interpretação. Os alunos tendem a dispersar-se diante de tantas conexões possíveis, de endereços dentro de outros endereços, de imagens e textos que se sucedem ininterruptamente. Tendem a acumular muitos textos, lugares, idéias, que ficam gravados, impressos, anotados. Colocam os dados em seqüência mais do que em confronto. Copiam os endereços, os artigos uns ao lado dos outros, sem a devida triagem.
Creio que isso se deve a uma primeira etapa de deslumbramento diante de tantas possibilidades que a Internet oferece. É mais atraente navegar, descobrir coisas novas do que analisá-las, compará-las, separando o que é essencial do acidental, hierarquizando idéias, assinalando coincidências e divergências. Por outro lado, isso reforça uma atitude consumista dos jovens diante da produção cultural audiovisual. Os alunos se impressionam primeiro com as páginas mais bonitas, que exibem mais imagens, animações, sons. As imagens animadas exercem um fascínio semelhante às do cinema, vídeo e televisão. Os lugares menos atraentes visualmente costumam ser deixados em segundo plano, o que acarreta, às vezes, perda de informações de grande valor.
Me irrita muito pedir um trabalho para os alunos e ao receber o trabalho ver que eles simplesmente copiaram a página da tela, não se dando ao trabalho de ao menos de ler o conteúdo ou pesquisar alguma coisa mais em outra bibliografia. Ao meu ver esse é um dos usos inapropriados que se faz da Internet na educação. Facilitou demais a pesquisa e quando os alunos não tem a consciência que querem aprender alguma coisa, ela tornou a vida desses estudantes muito fácil.
Por outro lado quando tivermos em todas as escolas com salas informatizadas, com computadores bons e professores capacitados, a Internet será a ferramenta educacional mais utilizada, mesmo porque os alunos se identificam com ela. Programas educacionais de alto nível já existem e são de graça como se pode ver nos site (http://www.tema.com.br/programas.html)
(http://www.tema.com.br/catalogo.html)
Páginas como: http://www.discoverynaescola.com/
(http://www.iq.ufrgs.br/aeq/carbop.htm) entre outros que existem na Internet, e outros que com certeza serão criados, vem de encontro aquilo que buscamos. O uso apropriado da Internet na educação.
O primeiro passo é fazer os nossos alunos entenderem que Internet não é só orkut, MSN, baixar músicas e filmes, bate papo, troca de e-mails, mas sim uma poderosa ferramenta de busca de informação e conhecimento. E conhecimento é poder. Quanto mais sabemos, mais queremos saber. O aluno precisa entender que quando ele é levado para a sala informatizada, não é para entrar em páginas de sexo, futebol ou site de novelas, mas sim ele está lá para aprender alguma coisa. Nisso o professor precisa ser firme e objetivos. Se conseguir fazer o aluno ver isso, ele levará essa conscientização pra casa e começará a utilizar a Internet de forma mais consciente, mas para isso devemos dar atrativos para os alunos. O professor precisa garimpar na Internet esses programas gratuitos e não esperar que o governo mande programas para serem utilizados na educação. O professor pesquisa, testa, e se aprovar aplica na sala de aula. Eu já fiz isso várias vezes, o último que usei foi um programa que mostrava todos os planetas do sistema solar.