22.3.07

Como estão as mídias nas escolas?

No meu caso, como integrante do NTE, não trabalho em sala de aula com alunos. Mas trabalhamos com os professores que irão atuar em sala de aula, então o que fazemos aqui reflete diretamente no aluno.
Aqui oferecemos vários cursos onde utilizamos todas as mídias disponíveis, e com isso mostramos aos professores que é possível levar essas tecnologias para a sala de aula, mesmo porque, o que nós utilizamos aqui, também está disponível nas escolas. No entanto o que vemos é que somente alguns utilizam essas tecnologias em sala de aula. Já coloquei aqui várias vezes, que quase todas as escolas possuem antena parabólica TV e vídeo cassete, mas não aproveitam dessas tecnologias. No nosso trabalho procuramos incutir nos professores que as tecnologias não são inimigas, mas sim aliadas do professor, e demonstramos isso utilizando elas em nossos cursos.
O que questiono é porque alguns professores utilizam as mídias e outro não, mesmo estando esses professores na mesma escola? Porque alguns professores conseguem lidar com as tecnologias e outros não?
A resposta seria o aprofundamento da compreensão sobre integração de mídias na prática pedagógica. Muito se fala em inclusão digital dos alunos, mas pouco se fala da inclusão digital do professor. Sabemos que muitos professores não tem computador em casa. Mas isso também não explica tudo, porque quando se fala em mídias e tecnologias na escola, não se fala exclusivamente em computador. Mídias é TV, Vídeo, televisão, e qual professor não tem tv em casa?
A conclusão a que se chega é que os professores não estão motivados a utilizarem essas tecnologias. Neste caso é necessário um empurrãozinho dos gestores. Muitos professores não vêem essas tecnologias como instrumentos pedagógicos, mas sim um instrumento apenas para fazer uma aula diferente, e na maioria das vezes sem objetividade. Evidentemente que isso não é regra. Muitos professores utilizam e utilizam bem as tecnologias como práticas pedagógicas.
Então o que eu vejo é que teremos que fazer um grande trabalho nas escolas e com os professores. As tecnologias estão avançando em um ritmo alucinante e nós não podemos ficar pra traz. O que hoje é top de linha daqui a 5 anos será obsoleto. Então o que esses professores que hoje acham difícil trabalhar com as tecnologias vão fazer? Nós não podemos ficar estáticos, caso contrário seremos atropelados pelos novos avanços que com certeza virão.

1 Comments:

At 23/9/09 14:39, Blogger RNAtransportador said...

Tenho lido suas postagens e pecebo que consegue retratar exatamente o mesmo cenário que vivencio. Vá em frente.
Estou escrevendo a este respeito, em minha monografia, se possível envie-me algo por e-mail.

 

Postar um comentário

<< Home